Administrador

DENOMINAÇÃO DO CARGO:ADMINISTRADOR
CÓDIGO CBO: 2521- 05
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
ESCOLARIDADE: Curso Superior em Administração

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente. Lei nº. 4.769, de 09 de setembro de 1965, dispõe sobre a regulamentação de exercício da profissão de Administrador.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações,financeira, tecnológica, entre outras;
implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional;
prestar consultoria administrativa.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
Administrar organizações:
Administrar materiais, recursos humanos, patrimônio, informações, recursos financeiros e orçamentários;
gerir recursos tecnológicos;
administrar sistemas, processos, organização e métodos; arbitrar em decisões administrativas e organizacionais.
Elaborar planejamento organizacional:
Participar na definição da visão e missão da instituição; analisar a organização no contexto externo e interno;
identificar oportunidades e problemas;
definir estratégias;
apresentar proposta de programas e projetos; estabelecer metas gerais e específicas.
Implementar programas e projetos:
Avaliar viabilidade de projetos ;
identificar fontes de recursos;
dimensionar amplitude de programas e projetos; traçar estratégias de implementação;
reestruturar atividades administrativas;
coordenar programas, planos e projetos;
monitorar programas e projetos.
Promover estudos de racionalização:
Analisar estrutura organizacional;
levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos;
diagnosticar métodos e processos;
descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços;
elaborar normas e procedimentos;
estabelecer rotinas de trabalho;
revisar normas e procedimentos.
Realizar controle do desempenho organizacional:
Estabelecer metodologia de avaliação;
definir indicadores e padrões de desempenho;
avaliar resultados;
preparar relatórios;
reavaliar indicadores.
Prestar consultoria administrativa:
Elaborar diagnóstico; apresentar alternativas;
emitir pareceres e laudos;
facilitar processos de transformação;
analisar resultados de pesquisa;
atuar na mediação e arbitragem;
realizar perícias.
Utilizar recursos de informática.
Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.