Compras
Missão
Subsidiar a Coordenadoria Administrativa do Campus de Joinville em matéria de gestão, planejamento, coordenação e controle, bem como no acompanhamento dos processos de compra de material permanente e de consumo, consoante às normas vigentes e em regime de colaboração com o Departamento de Compras da Pró-Reitoria de Administração da UFSC (DCOM/PROAD).
Documentos úteis:
Planejamento Institucional de Compras 2025 (Calendário de Compras)
Requerimento para Licitação de Materiais (versão atual 1/2025)
Formulário de Solicitação de Empenho
1ª Etapa do Calendário de Compras 2025
Setores responsáveis pela consolidação dos pedidos devem encaminhar o Requerimento para a Seção de Compras até o dia 10/03/2025 (segunda-feira).
As listas de referência para especificação dos materiais podem ser consultadas no site do DCOM.
Calendário vigente com todas as etapas previstas e respectivos setores responsáveis pela consolidação das demandas podem ser consultados aqui.
Requerimentos para compra de materiais (permanente e de consumo)
A fase interna do processo tem início com o envio do Requerimento de Compra de Material. Este documento contém a demanda consolidada de materiais, de acordo com cada grupo de materiais contemplados na respectiva etapa do calendário de compras. É elaborado e encaminhado à Seção de Compras do Campus de Joinville pelos respectivos setores responsáveis indicados no calendário de compras. Quem possuir demanda de material precisa planejar sua aquisição e informar a necessidade de materiais para que o setor responsável pelo requerimento inclua a demanda no pedido. Para cada grupo de material há um período específico para requerimento, previamente estabelecido no calendário anual de compras.
O requerente é o responsável por informar a demanda, especificar os materiais a serem licitados, efetuar a pesquisa de mercado (orçamentação) quando exigido e solicitar a compra (empenho) à Seção de Compras do Campus de Joinville. É indispensável que o requerente promova planejamento anual visando à perfeita consecução das suas atividades, por meio da projeção da aquisição de itens e correta especificação técnica, evitando-se imprevistos que possam atrasar ou inviabilizar a compra.
Pesquisa de mercado
É essencial que os orçamentos, obtidos em igualdade de condições (os materiais cotados devem ser compatíveis ao que está sendo demandado pela Administração – seja em características técnicas, seja em quantitativos), sejam objeto de análise crítica por parte do requerente, pois não serão computados os preços inexequíveis ou excessivamente elevados.
Orçamentos obtidos da internet
Os orçamentos obtidos em sítios eletrônicos de domínio amplo deverão conter os dados cadastrais do fornecedor (razão social, CNPJ, endereço, contato etc.) – caso os dados cadastrais não constem na página, deve-se anexar ao orçamento o espelho/cartão do CNPJ obtido no site da Receita Federal – e a data/hora da realização da pesquisa.
Orçamentos diretamente junto a fornecedores
Os orçamentos obtidos diretamente junto a fornecedores devem ser distintos e desvinculados (excluindo-se, portanto, empresas de mesmo dono, grupo ou composição societária), sendo que os fornecedores devem receber solicitação formal para o envio de cotação, anexando-se ao requerimento os e-mails por meio dos quais o orçamento foi solicitado. Além disso, as propostas igualmente devem conter os dados cadastrais do fornecedor. Devido à ausência de regulamentação específica, não são aceitos prints de tela, assim como tratativas realizadas por meio de WhatsApp ou quaisquer outras redes sociais como documento formal de obtenção de preços.